O IFPR (Instituto Federal do Paraná) se manifestou sobre a entrega dos diplomas aos alunos dos cursos semi presenciais de Wenceslau Braz, que concluíram os estudos em dezembro do ano passado. Além do tempo habitual de entrega de qualquer diploma de curso superior, existe no momento o agravante da pandemia de Covid-19, que acabou por atrasar o envio dos documentos para o município.

De qualquer maneira, os quase 300 alunos que se formaram têm a disposição o certificado de conclusão de curso, que comprova a conclusão do Ensino Superior. Desta forma não há nenhum prejuízo aos formandos, que podem tranquilamente comprovar seus títulos de escolaridade do IFPR.

Foram sete cursos disponibilizados há dois anos graças a uma parceria entre a prefeitura de Wenceslau Braz e o IFPR. O município cedeu espaço físico e monitores para as aulas, enquanto a instituição de ensino garantiu todo o conteúdo por vídeos aulas ministradas pelos seus professores.

A escolha dos cursos atendeu a critérios técnicos de vocações e áreas que oferecem campo em Wenceslau Braz e teve como objetivo capacitar a mão de obra no município. Não houve custo algum aos alunos e todos os inscritos foram matriculados, sem que ninguém ficasse de fora por falta de vagas.

Esta foi a primeira vez na história de Wenceslau Braz que o município proporcionou curso superior gratuito à toda população interessada. Dentre os formandos, não são poucos os que já conseguiram estágios ou emprego formal na área de formação acadêmica, o que significa uma vida profissional muito melhor a dezenas e dezenas de pessoas.